Menu

Ministério da Justiça autoriza apoio da Força Nacional em ações da Polícia Federal na Terra Yanomami

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Agentes irão atuar para garantir a ordem pública, além de proteção de pessoas e de bens públicos e privados. Apoio deverá durar 90 dias, segundo portaria.

O Ministério da Justiça publicou uma portaria autorizando o uso da Força Nacional para apoiar ações da Polícia Federal (PF) na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A medida foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (18).

Os agentes da Força Nacional deverão trabalhar em ações para garantir a ordem pública, além de proteção de pessoas e de bens públicos e privados.

O emprego da Força Nacional em apoio à PF deverá durar 90 dias, segundo a portaria.

A Terra Yanomami é considerada o maior território indígena do Brasil. A região enfrenta uma crise sem precedentes, com casos graves de indígenas com malária e desnutrição severa.

A crise foi agravada pelo avanço do garimpo ilegal, principalmente nos últimos quatro anos.

Desde janeiro, o governo federal vem agindo para enfrentar a crise, com o envio de profissionais de saúde, cestas básicas e materiais para auxiliar os Yanomami.

Além disso, forças de segurança trabalham para frear a atuação de garimpeiros no território. Desde que o governo decretou emergência de saúde pública, diversas operações para o combate ao garimpo foram feitas na região.