Notícias do Amazonas – O porto do município de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), está interditado nesta quarta-feira (11) após o desabamento de uma ponte de acesso. Conhecido como Porto Novo, o local sofria com desbarrancamentos e, por volta das 11h, a estrutura metálica da ponte não resistiu e desabou.
Felizmente, não houve feridos no incidente. A prefeitura da cidade informou que uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) já está a caminho do porto para investigar as causas do desabamento.
De acordo com a nota divulgada pela prefeitura, o desabamento ocorreu devido ao fenômeno natural da estiagem e ao deslizamento do solo, conhecido como terras caídas. A superintendência do DNIT está tomando medidas cabíveis e enviando uma equipe técnica para realizar estudos sobre a estrutura metálica afetada.
O Porto Novo desempenha um papel fundamental na logística e no desenvolvimento econômico de Itacoatiara. Localizado no bairro Jauary 2, é uma importante rota de transporte de cargas, incluindo a exportação de produtos como grãos, madeira e outros materiais da região Amazônica.
Conforme o 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Itacoatiara, o solo que sustenta o porto já apresentava erosões provocadas por ‘terras caídas’, fenômeno comum no período de seca no Amazonas. A prefeitura de Itacoatiara confirmou a relação entre o desabamento e o fenômeno natural da estiagem.
Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros de Itacoatiara, o acidente não deixou vítimas. A corporação informou, ainda, que a área isolada. Não foram confirmados vítimas e nem desaparecidos.
VEJA OS VÍDEOS: