Manaus – Durante encontro com as lideranças municipais do Partido Liberal, ocorrido no último dia 4 de março, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) afirmou que ele vai assumir a presidência do Diretório Municipal de Manaus, responsável pela articulação política das eleições municipais em 2024. O evento de oficialização tem previsão para ocorrer no próximo dia 18 de março e pode contar com a presença de nomes da bancada federal do PL, como os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG), Carlos Jordy (PL-RJ) e Bia Kicis (PL-DF).
O partido comandado no Amazonas por Alfredo Nascimento, reuniu a bancada do estado para alinhar os rumos da legenda deste ano e para o processo eleitoral do ano que vem e confirmou que lançara um nome forte que disputará a prefeitura no ano que vêm.
“O PL vai ter candidato à prefeitura de Manaus. Também vamos trabalhar para formar um time com bons candidatos a vereador, para eleger uma bancada robusta na Câmara Municipal, com parlamentares que se identificam com o nosso partido e nossas bandeiras e que possam ajudar o ex-presidente Bolsonaro nas eleições para a presidência da República em 2026.”,
afirmou Deputado Federal Capitão Alberto Neto.
A decisão do partido também abre margem para que Alfredo Nascimento volte a assumir cadeira de destaque na Câmara Federal, visto que ele é o principal suplente do deputado Alberto Neto.
Nome forte
O deputado Alberto Neto tem sido o político do Amazonas com maior destaque em defesa das pautas conservadoras, continuando crítico e em oposição às pautas em oposição ao PT. Além disso, também tem se destacado pelas pautas econômicas em defesa da Zona Franca de Manaus e aprimoramento do modelo econômico regional.
É dele, por exemplo, a o projeto de lei das alíquotas, que garante a competitividade da Zona Franca de Manaus. Na Segurança Pública, as ações parlamentares do Capitão falam por si. Durante o último mandato, conforme o sítio eletrônico da Câmara dos Deputados, ele esteve entre os 10 Deputados Federais que mais apresentaram Projetos de Lei. O resultado não poderia ser outro: diversos projetos aprovados com sua efetiva participação seja como autor, seja como articulador político. A relação completa pode ser vista aqui.
Postura de diálogo e novos caminhos
No ponto de vista do Deputado Federal, Capitão Alberto Neto, alguns caminhos podem ser desenhados a partir desse momento como alternativa de subsidiar o fluxo financeiro da ZFM.
O deputado explora:
– Manter um diálogo, direto e indireto, com o Governo Federal, no intuito de buscar uma adaptação do atual Decreto e assim reverter o quadro apresentado tributário;
– Dialogar com o Grupo do Norte para propor um plano de Ação;
– Instituir um sistema de bioeconomia em que se processaria todas as fases de produção até a venda, fazendo uso dos recursos naturais da região. Tal iniciativa abriria possibilidade de ampliação de indústrias de cosméticos, centros universitários e demais empresas que se convertam nesse nicho de mercado;
– Implementar, em parceria com os agricultores, um sistema de exploração da silvinita (matéria- prima do Potássio), também associado a engenheiros ambientais e de domínio de mineração para desenvolverem técnicas sustentáveis que permitam a retirada do Potássio na região da Amazônia;
– Utilizar, em situação emergencial, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, bem como estabelecer novas fontes de abastecimento para esse Fundo com recursos advindos da própria ZFM.
Pela brilhante atuação como Deputado Federal, Alberto Neto inclusive foi reeleito com 147.846 mil votos, sendo considerado o parlamentar 5 estralas do Amazonas.