Menu

“APÓS BRASIL VOLTAR A TER PRESOS POLÍTICOS”: Ministério de Lewandowski dá parecer favorável a recriação de comissão sobre mortos da ditadura

Compartilhe

Colegiado foi extinto no fim do governo de Jair Bolsonaro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, chefiado pelo ministro Ricardo Lewandowski, deu parecer favorável à recriação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos durante a ditadura militar, extinta em 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A reinstalação do colegiado é defendida pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. Agora o ministro substituto da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, ratificou o posicionamento do ex-titular da Justiça Flávio Dino (atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal). Em março do ano passado, Dino foi favorável à reinstalação do colegiado.

O projeto de reinstalação da comissão está paralisado na Casa Civil. O chefe da pasta, Rui Costa, alegou que seria necessária uma posição de Lewandowski para seguir adiante com a proposta. Segundo o ministro, o parecer dado por Dino não valeria mais.

Comissão dos mortos da ditadura foi criada há quase 30 anos, por Fernando Henrique Cardoso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva | Foto: Ricardo Stuckert/Secom

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos foi criada em 1995 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o objetivo de reconhecer pessoas mortas ou desaparecidas durante a ditadura militar (1964-1985) e despachar sobre pedidos de indenização de familiares. O colegiado foi extinto no fim do governo Bolsonaro, quando faltavam 15 dias para o fim do mandato.

Com a chegada de Lula à Presidência, Silvio Almeida anunciou que a recriação da comissão era uma das principais metas da sua gestão. A comissão causa apreensão na gestão petista, que tem apostado numa política de conciliação com as Forças Armadas.

Um exemplo dessa estratégia de apaziguamento foi a ordem dada por Lula para cancelar todos os atos alusivos aos 60 anos do golpe militar, no mês passado. A pasta de Silvio Almeida teve de desfazer os preparativos de um evento que seria realizado no Museu Nacional da República.

Veja Também

2 respostas

  1. An impressive share! I’ve just forwarded this onto a friend who was conducting a little homework
    on this. And he actually bought me lunch simply because I stumbled
    upon it for him… lol. So allow me to reword this….

    Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending the time
    to discuss this topic here on your blog.

  2. Hello there! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My blog looks weird when viewing from my apple iphone.

    I’m trying to find a theme or plugin that might be
    able to resolve this issue. If you have any suggestions, please share.
    Many thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress