Dezenas usuários de drogas protagonizaram uma invasão em massa em uma farmácia, localizada na Santa Efigênia (Centro de São Paulo), na manhã desta sexta-feira, 7. Também há registros nas redes sociais de que um supermercado foi alvo de arrastão.
Um vídeo publicado pelo deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos-SP) mostra o bando depredando e saqueando uma farmácia. Segundo o parlamentar, ao todo, eram mais 50 usuários de drogas enfurecidos.
Em nota, a Guarda Civil Municipal (GCM) confirmou o ato criminoso. O saqueamento aconteceu depois da tradicional limpeza da cracolândia, realizada pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a GCM diariamente.
A limpeza estava sendo realizada na rua Vitória — atual ponto de concentração da cracolândia —, quando os usuários se dispersaram para a praça Júlio Mesquita, onde está localizada a farmácia.
“Durante a ação, um grupo de pessoas invadiu uma drogaria, saqueando alguns produtos da loja”, informou a GCM. “Nós imediatamente controlamos a situação. Não houve confrontos, nem feridos, nem condução de pessoas ao DP por parte da GCM.”
Em entrevista ao portal Orbi (da rede Bandeirantes), Allan Valle, funcionário da farmácia, contou que foi essa foi primeira vez que usuários de drogas invadiram o estabelecimento. A drogaria ficará fechada o dia inteiro para limpeza e contabilização do prejuízo.
“Entraram cerca de 50 usuários de drogas por aqui e quebraram tudo”, disse Valle. “Nenhum funcionário ficou machucado. Sempre tem limpeza da região, mas nunca vimos nada desse jeito. Os usuários estavam muito agressivos. No momento que eles entraram, havia apenas uma cliente na loja. Não levaram pertences pessoais de ninguém, mas carregaram tudo que podiam da farmácia. Ficamos bastante assustados.”
Outro vídeo nas redes sociais mostra alguns usuários invadindo um mercado da rede Extra. Eles entram no local, roubam os produtos e saem correndo.