O péssimo início no Campeonato Brasileiro vem fazendo com que o Vasco atinja várias marcas negativas em sua história. São números que ilustram bem o momento ruim do time, que faz seu pior desempenho nas primeiras 14 rodadas na história do Brasileirão.
Apesar do investimento de mais de R$ 100 milhões em contratações no início do ano, o maior da história do Vasco, o time ainda não engrenou na competição. É o penúltimo colocado, com apenas nove pontos, a mesma pontuação do lanterna América-MG.
Com ajuda do Espião Estatístico, levantamos dez marcas alarmantes sobre a campanha do Vasco no Campeonato Brasileiro de 2023. Citamos abaixo.
- Vasco tem seu pior início da história do Brasileirão em 14 rodadas (9 pontos)
- Pior início do Vasco como mandante na história do Brasileirão (considerando 7 primeiros jogos em casa)
- Pior início do Vasco jogando em São Januário na história do Brasileirão (considerando 4 primeiros jogos no estádio)
- Pior aproveitamento do Vasco na era dos pontos corridos (21%)
- Menor número de vitórias do Vasco em 14 rodadas nos pontos corridos (2)
- Maior número de derrotas do Vasco em 14 rodadas nos pontos corridos (9)
- Primeira vez na história do Brasileiro que o Vasco não faz gol nos quatro primeiros jogos em São Januário
- Igualou a marca de 2008 (até então a pior nos pontos corridos) e sofreu gols em 13 dos primeiros 14 jogos do Brasileiro
- 2º pior saldo de gols do Vasco em 14 rodadas nos pontos corridos (-12), atrás apenas de 2015 (-15)
- 3º maior número de gols sofridos do Vasco em 14 rodadas nos pontos corridos (23), atrás apenas de 2005 (31) e 2017 (24)
“Vasco gastou muito, mas não dá forma correta”, comenta Maestro Júnior sobre situação do time na temporada
O próprio Vasco reconhece que a campanha no Campeonato Brasileiro de 2023 é “inadmissível” e “inaceitável”. Em pronunciamento no sábado, o diretor Paulo Bracks disse que o clube vai traçar uma linha, afirmou que o futuro será diferente e prometeu mudanças.
O dirigente disse que um novo treinador chegará nessa semana. O clube negocia com o argentino Gustavo Alfaro. Além disso, Bracks prometeu que mais reforços chegarão na janela de transferências.