Menu

Presidente do INSS é afastado após operação da Polícia Federal

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Batizada de 'Operação Sem Desconto', a ação cumpre 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23), após uma megaoperação da Polícia Federal (PF) que investiga um esquema bilionário de descontos indevidos em benefícios previdenciários.

Batizada de ‘Operação Sem Desconto’, a ação cumpre 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão em 13 estados e no Distrito Federal. Segundo a PF, o objetivo é desarticular um esquema nacional que envolve cobranças não autorizadas em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS.

A investigação aponta que, entre os anos de 2019 e 2024, entidades teriam feito descontos indevidos que somam R$ 6,3 bilhões nas contas de aposentados e pensionistas. As cobranças seriam relativas a serviços e mensalidades que nunca foram solicitadas pelos beneficiários.

Stefanutto assumiu a presidência do INSS em 2023, e ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. O Ministério da Previdência Social informou que acompanha a investigação e que irá colaborar com as autoridades para garantir a transparência e a proteção dos beneficiários do instituto.