O Ministério da Defesa de Taiwan afirmou que três navios de guerra da China invadiram o Estreito de Taiwan, neste sábado, 27. A passagem das embarcações ocorre em meio a tensões militares entre as duas nações.
O governo de Taiwan disse que estava monitorando o movimento dos navios e responderá de acordo. Em uma publicação nas redes sociais, o ministério informou que os três navios estavam indo para o norte ao longo do Estreito de Taiwan ao meio-dia (no horário local) e navegando ao longo do oeste da linha mediana.
A China intensificou suas atividades militares em torno de Taiwan nos últimos meses em meio à deterioração dos laços EUA-China. O país de Xi Jinping não reconhece a fronteira traçada unilateralmente pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria e reivindica Taiwan como seu próprio território para ser colocado sob seu controle pela força, se necessário. Regularmente, a China envia navios e aviões de guerra para o espaço aéreo e as águas próximas à ilha.
O Ministério da Defesa de Taiwan também disse que às 6h, do sábado, detectou 33 aeronaves do Exército Popular de Libertação da China e dez embarcações da Marinha em torno de Taiwan. Doze das aeronaves cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan ou entraram na zona de identificação de defesa aérea da ilha.
Em resposta, as forças armadas de Taiwan mobilizaram aeronaves, navios da marinha e sistemas de mísseis baseados em terra.