Na manhã deste domingo 06/04, uma enorme fila se formou nas proximidades do Posto de Gasolina “Eguador”, da Empresa Los Pampas, por proprietários de carros e motocicletas para abastecerem os seus veículos, aproveitando a demanda de 5 mil litros de gasolina que chegaram pela manhã deste dia 06, sendo transportado por balsas petroleira, pelo Rio Novo Aripuanã, sul do Amazonas, vindo e sendo desembargado no porto da localidade conhecida como ‘Prainha’, na BR-230, entre os município de Apui e o distrito do km 180 de Matupi.
Da prainha para o distrito de Matupi, são 115 km de estrada e mais 30 km de ramal, num total de 145 km. Na prainha o combustível é retirado da balsa e é transfirido para caminhões-tanque autorizados e propriamente usado para transportar produtos inflamáveis do tipo gasolina e outros produtos derivados do petróleo.
Com informações obtidas com pessoas que abasteceram seus veículos no posto Equador, cada um tinha o direito de comprar 15 litros para carro, 10 litros para moto e 5 litros de gasolina para levar no galão. O preço da gasolina foi vendida à R$ 7,50 (Sete Reais e Cinquenta Centavos).
A notícia que se tem em Matupi é que, dos quatro postos de gasolina existente em Santo Antônio do Matupi, somente um, desde que começou a faltar combustível na cidade conseguiu trazer até o momento gasolina pra zona urbana do km 180 de Matupi.
Os 5 mil litros de gasolina devido a um grande número de pessoas que abasteceram seus veículos, terminou às 10 horas da manhã deste domingo, com previsão de chegada de um novo abastecimento para quinta-feira da semana que vem.
Por/Edy Lima.
Fotos/Maracanã.