Menu

Ipixuna decreta situação de emergência; cheia atinge mais de 3 mil famílias

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

O município de Ipixuna, situado na fronteira do Amazonas com o Acre, decretou situação de emergência devido à cheia do rio Juruá, que atingiu mais de seis bairros da cidade e um total de 3.455 famílias -1.367 da zona urbana e 2.088 da zona rural do município.

O decreto, que deve durar 90 dias, foi assinado pela prefeita Maria do Socorro Oliveira. De acordo com dados atualizados da Defesa Civil do município, a cota de subida do rio registra 13,52m.

O decreto também considerou o aumento no número de casos confirmados de malária e a prevenção à Covid-19. A prefeitura deve implementar medidas para diminuir os prejuízos ocasionados pela enchente e garantir a segurança dos moradores do município.

Mais de seis barros do município foram afetados. Foto: Wagner Albino/Prefeitura de Ipixuna

A Defesa Civil de Ipixuna informou que planeja ações para conter os efeitos da enchente na cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no estado vizinho, que deve chegar ao município da próxima semana. O órgão busca medidas alternativas para abrigar a população.

A transferência de famílias para as escolas, estratégia executada em cheias de grandes proporções como a que atingiu Ipixuna em 2017, aumenta o risco de contágio pelo novo coronavírus.