Manaus/AM – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Sem Desconto, que investiga um esquema ilegal de descontos sobre aposentadorias, pensões e outros benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Amazonas.
A operação também acontece no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Seis servidores do órgão são suspeitos de participar dos crimes e por isso estão afastados. Neste momento, 700 agentes da PF cumprem mandados de busca e a apreensão, seis mandados de prisão temporária e sequestro de bens avaliados em R$ 1 bilhão. A operação conta ainda com a participação de 80 agentes do CGU.
Ao todo, cerca de 700 agentes da PF e 80 servidores da CGU estão nas ruas para cumprir 211 mandados judiciais, incluindo ordens de busca e apreensão, sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária. A operação acontece no Distrito Federal e em 13 estados:
Segundo as investigações, foram identificadas graves irregularidades na aplicação de mensalidades associativas não autorizadas, que eram descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo INSS.