Além do RB do Norte, outros três clubes debutam no futebol amazonense: Unidos do Alvorada, Parintins FC e Librade. O torneio, que serve de acesso à elite do futebol no Estado, ainda conta com Rio Negro, Tarumã, CDC Manicoré, Sul América e Atlético Amazonense, somando nove equipes na briga pelo acesso.
A fórmula de disputa é simples: na primeira fase, todos jogam contra todos em turno único. Os quatro clubes com melhor pontuação avançam para a segunda fase, que são as semifinais do torneio.
A partir das semis – disputadas em jogos de ida e volta -, o sistema passa a ser de mata-mata com o time melhor colocado fazendo a segunda partida como mandante. Vale lembrar que os dois clubes que passarem desta fase já estarão garantidos na Série A do Campeonato Amazonense na temporada 2023.
A grande final do torneio será em partida única com mando de campo de responsabilidade da Federação Amazonense de Futebol (FAF). Em caso de empate no tempo normal o campeão sairá nos pênaltis.
Primeira rodada
A sequência da primeira rodada ainda conta com três partidas. Neste domingo (17), às 9h, no Estádio da Colina, o CDC Manicoré encara o estreante o Librade. Ainda no domingo, mas às 15h, a Arena da Amazônia será o palco da estreia de outro novato no futebol baré, quando o Unidos do Alvorada atua como visitante contra o Atlético Amazonense.
Fechando a primeira rodada da Série B do Barezão 2022, o Tarumã será o adversário de estreia do Parintins FC. A partida acontece na segunda-feira (18), às 15h, no Estádio da Colina. Vale ressaltar, que a equipe do Rio Negro folga nesta primeira rodada do torneio.