Entre janeiro e setembro deste ano, Manaus registrou uma redução de 33% nos casos de roubos de veículos, segundo os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Lançada pelo Governo do Amazonas, o sistema de monitoramento por câmeras inteligentes conhecido como Paredão tem contribuído para a redução.
De acordo com o levantamento realizado mês a mês, em 2021, foram 1.590 casos de janeiro até setembro. No mesmo período deste ano, o número reduziu para 1.056. São 534 casos registrados a menos. Conforme o secretário de Segurança Pública do Amazonas, general Carlos Alberto Mansur, a redução reflete o trabalho realizado tanto na prevenção quanto na recuperação de veículos, por meio do sistema inteligente.
“Nós temos um Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança que trabalha com o monitoramento de câmeras pela cidade e faz uma parceria direta. tanto com a Polícia Militar e também a Polícia Civil. Esse órgão ajuda a recuperar veículos roubados e principalmente localizar em tempo real veículos que estejam sendo usados para cometer crimes na capital”, destacou o general.
Paredão
Coordenado pela SSP-AM, o Paredão auxiliou na recuperação de 816 veículos roubados, furtados e usados em outros diversos crimes na capital.
A ferramenta trabalha com monitoramento em tempo real de câmeras espalhadas pela capital em um sistema inteligente de identificação de placas e localização exata de determinado veículo. Dos mais de 800 veículos, o paredão auxiliou na recuperação de 521 carros ou motocicletas roubadas ou furtadas.
A estrutura do Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança (Ciaisp) está montada na Sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em Manaus.