Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, usou as redes sociais para criticar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (29/8). No domingo (28/8), Ciro, Lula e outros quatro presidenciáveis participaram do primeiro debate entre candidatos à presidência da República, promovido pela TV Bandeirantes.
Durante o embate, Ciro e Lula trocaram farpas. Nesta segunda, em publicação no Twitter, o pedetista disse que o adversário está “cada dia mais fraco”.
“Será que não entendem que Lula está cada dia mais fraco — fisicamente, psicologicamente e teoricamente — para enfrentar a direita sanguinária”, escreveu, com letras em caixa alta.
Debate
O assunto mais falado durante as quase três horas de debate foi a corrupção. Já na primeira pergunta, Bolsonaro questionou Lula sobre os escândalos na Petrobras revelados pela Operação Lava Jato.
“Quer voltar ao poder para continuar fazendo a mesma coisa?”, indagou o atual mandatário. O ex-presidente respondeu listando as medidas anticorrupção dos governos petistas (veja o vídeo abaixo).
“É importante deixar claro que fizemos o Portal da Transparência, a fiscalização da CGU, a Lei de Acesso à Informação, a Lei Anticorrupção, a Lei contra Crime Organizado, a lei contra a lavagem de dinheiro, colocamos a AGU no combate à corrupção, fizemos o Coaf funcionar. Tudo isso nós fizemos no nosso governo”, afirmou Lula.
Ciro Gomes também aproveitou para criticar Lula no tema. Questionado sobre a cooperação no campo político da esquerda, o pedetista alegou que se distanciou de Lula porque o ex-presidente “deixou-se corromper”. Apesar de atacado, o petista também usou o assunto da corrupção para atacar o atual chefe do Executivo.