O engenheiro Afonso Luiz Costa Lins Júnior foi nomeado, nesta terça-feira (14), superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (Dnit-AM). Lins, que já havia sido gestor da autarquia entre 2011 e 2013, vai substituir a engenheira Arlene Maria Lamego da Silva Campos.
Na publicação, assinada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e divulgada no Diário Oficial da União (DOU), consta que ele está sendo cedido pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) para exercer a função.
De acordo com informações de bastidores, Afonso Lins teria sido uma indicação do deputado federal Delegado Pablo (PSL). No dia 28 de agosto, para o cargo.
Em junho deste ano, Afonso Lins recebeu a Medalha Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), por meio de proposta do deputado estadual Álvaro Campelo (Progressista).
Nas Eleições de 2018, ele chegou a concorrer pelo Partido Verde (PV) a um vaga na ALEAM, mas não foi eleito, tendo pouco mais de 11.500 votos. Ele também já foi filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e ao Partido da República (PR), o atual Partido Liberal (PL).
A autarquia que volta a ser comandanda por Lins, é responsável pela manutenção da Rodovia BR-174 e reconstrução das BRs 319, 230 (Transamazônica) e 317.