Durante reunião com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, o governador Wilson Lima propôs, nesta terça-feira (03/12), prioridade na transferência de outorga dos aeroportos de Parintins, Carauari e Barcelos para gestão da empresa pública federal, com o objetivo de que os espaços passem a contar com melhor infraestrutura. Em março, a Infraero manifestou interesse em assumir a administração de alguns aeroportos regionais.
Segundo o governador Wilson Lima, a medida busca, além de oferecer melhores condições em infraestrutura, a manutenção dos terminais aéreos, levando em conta municípios estratégicos para a aviação regional, que apresentam potencial para desenvolvimento de atividades.
“As equipes da Infraero juntamente com as equipes do Estado vão se reunir para que possamos entender como está a estrutura do ponto de vista técnico e a necessidade de investimento. A nossa ideia é que a partir do ano que vem a gente já comece a formalizar essas tratativas”,
O encontrou ocorreu entre o governador Wilson Lima e o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, que informou que a medida prevê União passaria ser a responsável pela gestão dos terminais e utilização de recursos próprios para investimentos. Com isso, a expectativa é que tanto a infraestrutura aeroportuária, permitindo fluxo maior de aeronaves, quanto o atendimento aos passageiros ganhe em qualidade e eficiência.
“São aeroportos que nós vemos um horizonte bom de desenvolvimento, de retorno econômico. A ideia é que a gente prossiga com esse estudo, sempre com a orientação do governador Wilson Lima para que a Infraero possa assumir essas outorgas”,