Na celebração do aniversário do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nesta quinta-feira (8), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), fez questão de demonstrar uma relação de amizade através de suas redes sociais, compartilhando uma foto dos dois quando mais jovens. Por outro lado, até o fim da manhã desta quinta-feira, o governador Wilson Lima (União) não prestou nenhuma homenagem oficialmente.
Em sua homenagem, Tadeu de Souza ressaltou as origens humildes compartilhadas por ambos e como enfrentaram as dificuldades como homens públicos. O vice de Wilson Lima ainda chamou David Almeida de “irmão”, demonstrando proximidade com o prefeito.
“Feliz aniversário, meu querido amigo, Prefeito de Manaus, David Almeida. Que esta data seja o início de um novo ciclo de realizações em favor de nossa cidade e nossa gente. Parabéns, meu irmão. Que Deus continue a te proteger e abençoar”, parabenizou Tadeu de Souza.
Por outro lado, o governador do Amazonas, Wilson Lima, até o início da tarde desta quinta-feira, não havia enviado felicitações a David Almeida. Há algum tempo, os dois mantêm uma distância.
Um exemplo disso foi a ausência de David Almeida na solenidade que marcou a abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ele não enviou representante e justificou que estava atendendo às famílias afetadas pela forte chuva ocorrida no dia da cerimônia, além de mandar uma indireta ao presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (União), ao declarar que “é prefeito de rua e não de gabinete”.
Outro sinal do distanciamento foi a ausência de Wilson Lima na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na última segunda-feira (5). Esse afastamento sugere um possível rompimento entre os dois, especialmente em um ano eleitoral, no qual Almeida necessita do apoio de Lima para buscar sua reeleição.