Menu

MILHÕES JOGADOS AO VENTO: A gente está aqui para mostrar como é que se faz”, diz Amom Mandel sobre falta de política de arborização da Prefeitura de Manaus (vídeo)

Compartilhe

As críticas do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) foram feitas durante ação social no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste.

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) criticou a gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), por conta da falta de projetos e políticas públicas para arborização da capital amazonense. As críticas do parlamentar foram feitas durante uma ação social denominada “Mutirão de Cidadania”, realizada na manhã deste sábado (28), no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da cidade.

Durante entrevista, Amom Mandel relembrou que Manaus está entre as piores cidades do Brasil quanto à arborização. Conforme o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a capital amazonense aparece apenas com 23,90% de sua área arborizada.

“Estamos com metas ambiciosas, como plantar proporcionalmente mais que a Prefeitura de Manaus, tentar nos próximos dois anos fazer com que a cidade suba posições no ranking do IBGE”,

disse.

O parlamentar classificou como “negativa” a falta de arborização da gestão de David Almeida para a cidade de Manaus e ainda deixou um recado para a Prefeitura.

“Neste exato momento, temos o fenômeno da fumaça e das queimadas chegando e, de forma paralela, a gestão municipal derrubando árvores em diversos pontos da cidade. Isso faz com que a gente tenha uma piora na qualidade do ar e que a gente tenha também uma maior incidência das ilhas de calor. Por esse motivo, a minha avaliação é negativa no que diz respeito ao trabalho de arborização na cidade de Manaus. Estou mobilizando com movimentos e ONGs para suprir essa demanda e mostrar para a Prefeitura de Manaus como se faz”,

disse Amom.

Derrubada de árvores

Não é a primeira vez que o prefeito de Manaus, David Almeida, é criticado por falta de arborização na cidade. Recentemente, o conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Josué Cláudio, publicou nas redes sociais uma crítica contra a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que cortou árvores na avenida Ephigênio Sales sob a justificativa de melhorar o trânsito na região.

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), também criticou o prefeito David Almeida pela falta de arborização na cidade.

Ação social

O deputado federal Amom Mandel participou, na manhã deste sábado (28), de uma ação social no bairro Colônia Antônio, zona leste de Manaus, realizada pela Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Amazonas (APOEAM) em parceria com o gabinete do parlamentar. Cerca de 400 pessoas foram atendidas no local.

Também foram oferecidos serviços gratuitos como atendimento médico, orientação jurídica, emissão de Registro Geral (RG), corte de cabelo, limpeza de pele e atividades com as crianças. Amom Mandel cobrou participação do poder público nos bairros de Manaus.

“Aqui dá para perceber que o poder público infelizmente não chega. Milhões de verbas são gastas pela prefeitura, governo estadual e federal, e infelizmente, aqui nesse bairro, mesmo com todo dinheiro gasto, não consegue fornecer os serviços básicos. Por isso, precisamos unir movimentos sociais, voluntários e diferentes associações para fazer com que a cidadania chegue nesses locais. Essa é uma ação social que fazemos independentemente do trabalho parlamentar, a política não pode se limitar a um trabalho de gabinete”,

Moradora do bairro Colônia Antônio Aleixo, a dona de casa Tâmara Pereira esteve na ação social para buscar atendimento médico e parabenizou a iniciativa.

“Vim buscar atendimento médico, é um prazer ter essa ação social na nossa comunidade. Esperamos que volte mais vezes, é difícil buscar atendimento em outras áreas, principalmente porque passamos muito sufoco. Nosso bairro precisa de economia, infraestrutura, remédio e também médicos. Agradecemos a presença de todos nessa ação social”,

disse.

*Com informações  Radar Amazônico

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress