Menu

CBF prorroga final do Brasileirão para 6 de dezembro; veja datas de partidas remarcadas e nova tabela

Compartilhe

Inicialmente, campeonato estava marcado para terminar no dia 3 de dezembro, mas conflitos no calendário alteraram os planos

Nesta sexta-feira, a CBF anunciou uma nova data para o fim do Brasileirão. Inicialmente previsto para terminar em 3 de dezembro, a entidade decidiu prorrogar em mais três dias a duração do campeonato, que agora tem sua última rodada no dia 6 de dezembro. A medida vem após reclamações de clubes que tiveram suas partidas remarcadas por conflitos de calendário das próprias competições da CBF, bem como os cronogramas das Datas Fifa e os torneios da Conmebol.

As partidas remarcadas também já foram confirmadas com as novas datas (veja calendário abaixo). Assim, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Fortaleza, Bragantino e São Paulo entrarão em campo entre 18 e 23 de novembro, período da Data Fifa. As demais alterações valem a partir da 35ª rodada e seguem até a 38ª, quando termina o Brasileirão.

Os outros jogos adiados do Campeonato Brasileiro são:

  • Fluminense x São Paulo, inicialmente previsto para o dia 4 de novembro, mas adiado por causa da presença do Fluminense nessa mesma data na decisão da Libertadores. Jogo será dia 22 de novembro, quarta-feira, às 21h30
  • Fortaleza x Botafogo, que deveria ter sido realizado em 24 de outubro, mas adiado porque o Botafogo precisou concluir seu jogo contra o Athletico-PR dois dias antes, em razão do apagão no estádio Nilton Santos. Jogo será dia 23 de novembro, quinta-feira, às 19h
  • Flamengo x Bragantino, originalmente marcado para 28 de outubro e adiado porque o Maracanã está cedido para a Conmebol, que prepara o estádio para a final da Libertadores. Jogo será dia 23 de novembro, quinta-feira, às 21h30
Fortaleza teve dois jogos adiados no Brasilieirão — Foto: Thiago GAdelha/SVM

Fortaleza teve dois jogos adiados no Brasilieirão — Foto: Thiago GAdelha/SVM

Essas três partidas serão realizadas logo após o encerramento da data Fifa – o Brasil enfrenta a Argentina, no dia 21, uma terça-feira, no Maracanã. A CBF também adiou o confronto entre Cruzeiro e Vasco, pela 33ª rodada, que estava marcado o dia 8 e será no dia 22, quarta-feira, às 19h.

Assim, a 35ª rodada, que seria disputada nessas datas (22 e 23 de novembro), passa para o fim de semana seguinte (25 e 26 de novembro). O mesmo ocorre com as três rodadas seguintes.

Por isso, a rodada final deixa de ser no dia 3 de dezembro, um domingo, e fica para a quarta-feira seguinte, dia 6.

Ofício para a Conmebol

No início deste ano, em 11 de janeiro, a CBF enviou um ofício à Conmebol para criticar a inclusão de uma nova fase da Copa Sul-Americana, o mata-mata de playoffs logo depois da fase de grupos. Segundo a entidade nacional, a adição dessas duas datas prejudicou o calendário do futebol brasileiro.

– Essa alteração sem o necessário diálogo prévio gera uma insegurança enorme para a organização do Calendário e para as Competições Nacionais em fases decisivas e impacta diretamente nos contratos firmados com parceiros para essas competições – dizia um trecho do texto.

Em nota, a CBF afirmou que a decisão foi tomada “após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores.”

A entidade explica também que os conflitos de calendário se deram por conta do cronograma da Sul-Americana, que iniciou um novo formato com play-offs e precisou de três datas novas no cronograma do futebol brasileiro. “Por conta da mudança, aconteceram diversas alterações, que geraram impacto nas datas de escape que contemplava na construção do calendário brasileiro, criadas para eventuais imprevistos em algumas partidas. A alteração no encerramento do campeonato em nada irá afetar o calendário do futebol brasileiro da temporada de 2024, que será publicado em breve pela CBF, sem alterar os períodos de férias e datas de início das competições”, explica a CBF.

Confira a nova tabela

  • 18/11, sábado – Partida alterada da 30ª rodada – Fortaleza x Cruzeiro, às 18h30 – Arena Castelão
  • 22/11, quarta-feira – Partida alterada da 33ª rodada – Cruzeiro x Vasco, às 19h – Mineirão
  • 22/11, quarta-feira – Partida alterada da 32ª rodada – Fluminense x São Paulo, às 21h30 – Maracanã
  • 23/11, quinta-feira – Partida alterada da 29ª rodada – Fortaleza x Botafogo, às 19h – Arena Castelão
  • 23/11, quinta-feira – Partida alterada da 30ª rodada – Flamengo x Bragantino, às 21h30 – Maracanã
  • 25 a 27/11, sábado a segunda-feira – Todas as partidas da 35ª rodada
  • 29 e 30/11, quarta e quinta-feira – Todas as partidas da 36ª rodada
  • 02 e 03/12, sábado e domingo – Todas as partidas da 37ª rodada
  • 06/12, domingo – Todas as partidas da 38ª rodada e final do Brasileirão

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress