O menor carro elétrico da linha “Beyond Zero” (bZ), da Toyota, pode surgir de um crossover entre a fabricante japonesa e a Suzuki. Pelo menos, é o que apontam informações publicadas pelo site de notícias japonês Best Car.
Para quem tem pressa:
- A Toyota e a Suzuki podem estar trabalhando juntas na produção do menor carro elétrico da linha “Beyond Zero” (bZ) da Toyota;
- A Suzuki, embora não seja líder em veículos elétricos, possui experiência na fabricação de carros pequenos e revelou seu primeiro conceito global de veículo elétrico, o eVX, em 2023;
- As empresas já apresentaram um vislumbre de uma minivan elétrica co-desenvolvida em maio de 2023 e estão trabalhando em uma nova plataforma de veículos elétricos;
- O pequeno veículo elétrico da Toyota seria construído sobre a plataforma e-TNGA, a mesma utilizada para o SUV elétrico bZ4X, com previsão de lançamento em 2025;
- A Toyota está investindo em inovações para competir no mercado de veículos elétricos, incluindo baterias de última geração, métodos de design aprimorados e melhorias na fabricação;
- A empresa planeja lançar modelos elétricos com quase 800 km de autonomia usando baterias avançadas em 2026 e tem como objetivo produzir 600 mil EVs em 2025.
Embora a Suzuki não seja conhecida como uma líder em veículos elétricos (EVs), a empresa tem expertise em construir carros pequenos.A fabricante revelou, no começo de 2023, seu primeiro conceito global de veículo elétrico, o eVX. Ele será apresentado no Japan Mobility Show ao lado de uma mini perua elétrica eWX ainda este mês.
Carrinho elétrico da Toyota e Suzuki
As fabricantes japonesas aprofundaram sua parceria para desenvolver veículos compactos eletrificados em 2022. Em maio de 2023, apresentou-se um primeiro vislumbre de uma mini van elétrica co-desenvolvida pela Suzuki e Toyota.
As empresas se uniram para desenvolver uma nova plataforma de EVs para uma série de mini vans elétricas que estarão em exposição no Japan Auto Show a partir de 26 de outubro.
De acordo com as informações publicadas pelo site japonês, o pequeno crossover elétrico da Toyota será construído sobre a plataforma e-TNGA, a mesma usada para o SUV elétrico bZ4X. A previsão é que seja lançado em 2025.
O pequeno crossover bZ foi apresentado pela primeira vez durante uma sessão de briefing em dezembro de 2021, ao lado de outros 15 modelos de carros elétricos – entre eles, estavam uma picape, um sedã, um EV esportivo, um cruiser compacto, um SUV grande e vários outros conceitos da Lexus e da Toyota.
Contexto
À medida que a indústria automobilística se volta para os veículos elétricos, a Toyota revelou uma série de inovações para ajudá-la a alcançar os líderes deste setor – por exemplo: a Tesla, dos EUA, e a BYD, da China.
A fabricante japonesa destacou, num workshop de tecnologia em junho, suas baterias de última geração para EVs, métodos de design aprimorados e melhorias na fabricação, visando aumentar a eficiência.
A Toyota planeja lançar modelos elétricos com quase 800 km de autonomia usando baterias avançadas em 2026. Em setembro, a Toyota mostrou sua futura linha de produção de veículos elétricos, incluindo a tecnologia Giga casting, linhas de montagem autopropelidas e robôs transportando veículos finalizados.
Após acelerar seus planos, a Toyota tem como objetivo produzir 600 mil EVs em 2025, triplicando a produção esperada de 190 mil em 2024.
Matemático soviético resolveu problema da origem dos planetas
Um exaflop é uma medida de desempenho para um supercomputador que pode calcular pelo um quintilhão (NÃO APENAS 1 BILHÃO COMO DIZ A MATÉRIA) de operações de ponto flutuante por segundo.
Muito legal a cobertura. Só adicionando, eu li esta matéria por outros veículos científicos e na verdade é o cruzamento de uma falsa orca (Pseudorca crassidens) e nao Orca (Orcinus orca) como o golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus). Falsa orca e orca são espécies diferentes
Até 2026, a Toyota pretende vender 1,5 milhão de veículos elétricos de dez novos modelos elétricos, incluindo carros pequenos, SUVs, veículos de luxo e comerciais. Com apenas 0,26% das vendas da Toyota e da Lexus sendo totalmente elétricas em 2022, a montadora tem uma grande transição pela frente.