Moradora do bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus, a jovem Glenda Cavalcante, 18 anos, está batalhando ingressar na carreira militar, mas de quebra pode entrar para a história. Ela é uma das aprovadas no primeiro concurso para Fuzileiras Navais realizado pela Marinha do Brasil. A área profissional, até então, era restrita ao sexo masculino.
“Estou muito feliz e me preparando para as próximas etapas”, afirma a jovem, que estudava ciências contábeis em uma universidade particular e interrompeu a faculdade para se preparar melhor para o concurso.
Realizado de forma pioneira pela Marinha do Brasil, o concurso dos Fuzileiros Navais 2024 é o primeiro a admitir inscrição feminina, nesse segmento. A medida faz parte de uma mudança histórica na postura da força de ampliar a presença das mulheres nos quadros operacionais.
O sonho da carreira militar fez brilhar os olhos da jovem manauara, que buscou apoio profissional logo que o edital foi divulgado, no início do ano. “Os professores me deram um apoio fundamental, não só com o conteúdo, mas o apoio psicológico também. Foi crucial”, disse Glenda.
Ao lado da aprovada, o professor João Paulo, da QI Militar, orgulha-se da conquista da jovem. “Nós conseguimos aprovar 14 alunos nesse concurso, quatro são mulheres que vão entrar nessa turma histórica”, comemora o professor.
Referência na preparação de jovens para concursos na carreira militar, a unidade de ensino enfatiza que a carreira exige muito estudo e disciplina devido à alta concorrência. “Quem pretende ingressar na carreira militar precisa se preparar antes mesmo dos editais serem lançados. É preciso ficar atento às previsões e começar a se preparar o quanto antes”, afirma.
Emoção e responsabilidade são sentimentos que fazem Glenda continuar focada. “É muito importante esse preparo profissional que a gente teve acesso, que dá também uma base psicológica para a gente seguir nas próximas etapas.”
Inscrições abertas – As Forças Armadas possuem quatro concursos com inscrições abertas, no momento, com 585 vagas em aberto. Os editais são para Aeronáutica, Exército e Marinha, com vagas para diversos locais do Brasil.
A QI Militar está com vagas abertas para alunos em todos os turnos. O cursinho fica na Avenida Jurunas, 27, bairro Cidade Nova, zona norte. Para dúvidas e outras informações, é possível acessar os perfis oficiais nas redes sociais ou pelo telefone (92) 98591-8327.