Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será homenageado com o título de cidadão de Parintins no próximo sábado (5). A concessão do título foi uma indicação do prefeito Bi Garcia (União Brasil) e foi aprovada por unanimidade em uma votação realizada nesta terça-feira, 1º.
Surpreendendo até mesmo seus apoiadores, o vereador bolsonarista Fernando Menezes (Republicanos), que faz parte da base do prefeito, votou a favor da honraria a Lula. A visita de Lula a Parintins será marcada pela inauguração do Linhão de Tucuruí, um projeto do Governo Federal que integra a rede de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIM). Essa obra, iniciada em 2014 e foi finalmente concluída no primeiro semestre de 2023, após 9 anos.
Descarbonização da Amazônia Além da retomada do programa Luz Pra Todos, o presidente Lula anuncia a Programa de Descarbonização da Amazônia em evento na Praça Digital, em Parintins, no Amazonas. O Luz para Todos tem como conceito garantir o fornecimento de energia elétrica à população brasileira residente em regiões remotas da Amazônia Legal.
O programa se pauta por diretrizes de combate à pobreza energética e de valorização e respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Já o Programa de Descarbonização da Amazônia pretende adicionar 211 localidades que ainda não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional.
São cerca de três milhões de consumidores. As soluções oferecidas para conexão desses locais virão prioritariamente de fontes renováveis, como biodiesel, solar, biogás e biomassa. O programa também prevê interligação de transmissão e distribuição de energia e ações de conectividade, levando internet a áreas remotas.
No mesmo local, será anunciada a interligação dos municípios de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Juruti (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica e haverá a assinatura de Ordem de Serviço do Linhão entre Manaus (AM) – Boa Vista (RR).