BRASÍLIA – “É um reconhecimento ao Festival de Parintins e ao povo do Amazonas”, explicou o deputado federal Capitão Alberto Neto, sobre a apresentação do Projeto de Lei 2610/2023, que propõe reconhecer o Festival Folclórico de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso como manifestação da cultura nacional.
Segundo o parlamentar, o Festival Folclórico de Parintins é um dos maiores eventos culturais do Brasil, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ainda, é uma das referências da cultura brasileira no mundo, por isso merece mais esta valorização.
“Quem conhece o Festival sabe a grandeza desse espetáculo no meio da floresta. O Festival de Parintins atrai milhares de visitantes de todo o país e do exterior, que se encantam com a riqueza cultural e a energia contagiante do nosso evento. É uma expressão cultural com a cara da Amazônia e a identidade do Brasil”,
ressaltou.
O Capitão Alberto Neto explicou ainda que a proposta do PL é destacar além da importância cultural, a contribuição do Festival com o desenvolvimento da região, pois movimenta a cadeia turística e gera emprego e renda para a população.
“Parintins oferece uma verdadeira experiência amazônica, com atrativos turísticos, artesanato, gastronomia e o auge que são as três noites de apresentação. Os bois Garantido e Caprichoso, envolvem os visitantes numa atmosfera tão emocionante que fica até difícil descrever, mas é certo que todo brasileiro deveria viver o Festival pelo menos uma vez”,
afirmou.
Foto: arquivo Assessoria