Humaitá(AM) – Em reunião ocorrida no sábado(17), na sede do Ministério Público do Amazonas em Humaitá, autoridades de Humaitá e do Estado de Rondônia, trataram mais uma vez da necessidade de pactuação entre os Estados do Amazonas e de Rondônia, para que este último receba pacientes oriundos do município de Humaitá.
Participaram do encontro, o Secretário de Estado de Saúde de Rondônia Jefferson Ribeiro da Rocha e assessores, o Promotor de Justiça Wesley Machado, o prefeito de Humaitá Dedei Lobo, a Secretária de Saúde de Humaitá, Sara Riça, o vereador Ubiratã Santos Moreira, além de servidores do Hospital de Humaitá e da Secretaria de Saúde do município.
Após várias ponderações de ambos os lados, sobretudo, acerca da crescente demanda por serviços de saúde, da falta de recursos financeiros e de pessoal, as autoridades de saúde fizeram vários encaminhamentos para que os pacientes oriundos de Humaitá, principalmente aqueles que necessitam de atendimento em urgência emergência, possam ser atendidos na cidade de Porto Velho(RO).
Ao final da reunião ficou definido que o município irá realizar ainda essa semana, um levantamento completo da capacidade instalada no hospital de Humaitá e das demandas que o município precisa que sejam atendidas em Porto Velho(RO).
A partir desse levantamento, segundo o Secretário Jefferson Ribeiro da Rocha, o Estado de Rondônia irá abrir o seu sistema de regulação, para que Humaitá possa regular pacientes, assim como acontece com os demais municípios daquele Estado.
Fotos: Elias Pereira
*Com informações portaltribunamangabense