Um britânico realizou o feito de pescar um bagre de 200 kg, de uma espécie considerada uma das maiores do mundo. O turista conseguiu a proeza durante uma viagem à Tailândia, após cerca de 1h30 de luta intensa.
Dean McEwan tem 36 anos e trabalha em uma plataforma de petróleo. Ele ficou surpreso quando percebeu o tamanho do animal, fisgado durante uma sessão de pescaria paga no Palm Tree Lagoon Fishery — um estabelecimento especializado nessa prática esportiva.
O animal é um peixe-gato-gigante (Pangasianodon gigas, também conhecido como bagre-gigante), típico do rio Mekong, que corta todo o Sudeste Asiático. A espécime imensa tinha cerca de 200 kg e só foi retirada da água com a ajuda de dois homens.
“Da primeira vez que você sente o verdadeiro poder desses peixes, você entende por que eles detêm o título de peixe lutador de água doce mais difícil do mundo”, disse Dean, em entrevista à agência de conteúdo BNPS.
Após ter retirado o peixe do lago e o medido, Dean colocou-o de volta na água, são e salvo.
De acordo com o livro Guinness dos recordes, os peixes-gato do rio Mekong são os maiores peixes de água doce do mundo. O maior já pesado tinha nada menos que 293 kg.
Por causa da pesca predatória da região, a espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção.