A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove a 5ª Mostra de Pesquisa Científica, a partir desta terça-feira, 13/12, até sexta-feira, 16/12, das 9h às 17h. Esta será a terceira edição na modalidade virtual, transmitida pelo “Canal Telessaúde”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com acesso gratuito pelo link www.youtube.com/uddae_uea, sem necessidade de inscrição prévia.
O evento, organizado pela Escola de Saúde Pública (Esap) do município, terá como público-alvo pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, servidores e trabalhadores da saúde envolvidos com as diferentes temáticas de pesquisas relacionadas à Atenção Primária à Saúde, objetivando a difusão do conhecimento e intercâmbio de experiências vivenciadas nos cenários de práticas da Semsa.
“Durante o evento, pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, e diferentes níveis de estudos – da iniciação científica ao doutorado, irão apresentar os resultados das produções científicas realizadas em unidades de saúde do município”, explica a diretora da Esap, Karina Cerquinho.
A palestra de abertura, que será realizada na manhã desta terça-feira, 13/12, com o título “Estratégias de Divulgação Científica”, será proferida pela professora Inara Regina Costa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de uma abordagem teórica e conceitual sobre divulgação científica, Inara irá apresentar estratégias para que pesquisadores consigam divulgar os resultados de pesquisa para a sociedade.
“A divulgação de pesquisas pelos veículos de comunicação tende a ter mais visibilidade em virtude da convergência de mídias on-line e off-line. Deste modo, enfatizaremos a divulgação na imprensa ao adotar uma técnica de redação mais fácil de usar”, explica Inara.
A programação continuará no dia 14, pela manhã; e nos dias 15 e 16, manhã e tarde. Ao todo, serão 34 trabalhos, distribuídos em nove temáticas: Grupos Especiais, Saúde do Idoso, Saúde Bucal, Assistência Farmacêutica, Medicina Laboratorial, Atenção Psicossocial, Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Atenção Primária à Saúde e Saúde da Mulher, suscitando o diálogo entre a gestão, ensino, serviço e a comunidade.