O desenvolvimento do protótipo do caminhão elétrico de mineração foi concluído com o apoio dos principais clientes de mineração que participam do programa Early Learner da Caterpillar, que inclui diversos acordos estabelecidos de eletrificação entre a Caterpillar e as companhias BHP, Freeport-McMoRan, Newmont Corporation, Rio Tinto e Teck Resources, de acordo com o site petronotícias.
Programa foi lançado em 2021
O programa Early Learner, lançado em 2021, tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e a validação dos caminhões elétricos de mineração a bateria da Caterpillar nas minas dos clientes que participam do projeto.
O programa também é para reduzir e eliminar as emissões de gases de efeito estufa de suas operações. Um dos principais objetivos do programa é que a Caterpillar colabore mais estreitamente com seus clientes à medida que o segmento passe por mudanças grandes no decorrer da transição energética.
Os clientes Early Learner se reuniram para assistir à demonstração ao vivo do protótipo de caminhão elétrico de mineração a bateria da Caterpillar em um percurso de sete quilômetros no campo de provas da companhia no Arizona, Estados Unidos.
Potencial gigante do novo caminhão minerador
No decorrer da apresentação do protótipo do caminhão de mineração, a Caterpillar monitorou mais de 1.100 canais de dados, reunindo 110.000 pontos de dados por segundo, para validar os recursos de simulação e modelagem de engenharia. Totalmente carregado em sua capacidade nominal, o veículo alcançou a marca de uma velocidade máxima de 60 km/h.
Estando carregado, viajou um quilômetro subindo uma inclinação de 10% a 12 km/h, sendo que o equipamento também executou uma corrida de um quilômetro em um declive de 10%, capturando a energia que normalmente seria perdida no calor e regenerando essa energia para a bateria.
A história das baterias da Caterpillar: