Os usuários que possuem conta no Twitter/X no Brasil vão continuar tendo acesso normal à plataforma? A indagação surgiu na esteira do encerramento das operações da rede social no Brasil.
De acordo com o dono da big tech, Elon Musk, a decisão se seu em virtude de ordens judiciais do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme Musk, as sentenças provocam censura à empresa. Além disso, funcionários teriam sido ameaçados de prisão. Por isso, o bilionário decidiu fechar o escritório brasileiro.
O STF determinou a suspensão de contas que difundiam supostos “discursos de ódio” e “desinformação”, ato que o Twitter/X classificou como censura.
Embora os escritórios tenham sido fechados, os usuários vão continuar a ter acesso normal à plataforma.
No entanto, a ausência de representação local pode prejudicar atividades como moderação de conteúdo e comunicação com a imprensa e o governo, além de atendimento ao usuário.
Alexandre de Moraes insere Elon Musk no inquérito das milícias digitais
Há alguns meses, por causa da queda de braço entre Musk e Moraes, o juiz do STF enquadrou o magnata no inquérito que apura supostas milícias digitais.
Desde abril, Moraes exigiu a suspensão de contas propagadoras desse tipo de conteúdo, mas Elon Musk não acatou a decisão.
O recado de Elon Musk ao encerrar a operação do Twitter/X no Brasil
Elon Musk mandou um recado hoje ao encerrar as operações da big tech no Brasil. Conforme o dono da plataforma, a culpa é de Moraes.
“O povo brasileiro tem uma escolha a fazer: democracia ou Moraes”, escreveu em um tuíte da empresa.