A Câmara de Vereadores do Município de Humaitá, aprovou nesta terça-feira, 6, a criação da Medalha de Honra ao Mérito Comendador José Francisco Monteiro, como forma de reconhecer personalidades que prestam relevantes serviços à cidade e à promoção da cidadania. A honraria foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 002/2025, em comemoração aos 156 anos de emancipação político-administrativa de Humaitá.
A primeira entrega da medalha será realizada em sessão especial no próximo dia 14 de maio, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal. Na ocasião, serão agraciados com a Medalha Comendador José Francisco Monteiro:
Wilson Miranda Lima, Governador do Estado do Amazonas
Mauro Luiz Campbell Marques, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça
Desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas
Além das medalhas, a Câmara concederá o título de Cidadão Humaitaense a importantes figuras que se destacaram por sua contribuição à cidade:
Deputado Federal Silas Câmara
Delegado Paulo Mavignier Nogueira, Diretor do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil do Amazonas
Durante a cerimônia, também será realizada a entrega simbólica do título de Cidadão Humaitaense a Rafael Almeida Brito, concedido anteriormente em dezembro de 2014.
Na avaliação do presidente Manuel Domingos a sessão solene representa um marco para a história do município, unindo reconhecimento, gratidão e celebração pelos serviços prestados à população de Humaitá e ao seu desenvolvimento.
MEDALHA JOSÉ FRANCISCO MONTEIRO
O comerciante José Francisco Monteiro foi um dos primeiros colonizadores que em busca de riquezas, se interessou em ficar definitivamente na região. Ele chegou em 15 de maio de 1869 e instalou-se num lugar chamado Pasto Grande onde era a Sede da Freguesia de São Francisco, no Rio Preto, próximo à atual cidade.