Um feito que nem mesmo os maiores jogadores da história do basquete teriam sido capazes de realizar. Um robô alimentado por inteligência artificial (IA) estabeleceu a marca de arremesso mais distante já convertido.
Chamado de CUE6, o modelo foi desenvolvido pela Toyota e vem sendo aperfeiçoado nos últimos anos. Ele já havia entrado para o Livro dos Recordes em 2019, quando acertou impressionantes 2020 lances livres consecutivos.
Desenvolvimento do robô começou em 2017
- O desenvolvimento da tecnologia começou como uma atividade voluntária na Toyota, em 2017.
- Primeiro, a equipe criou um robô com apenas um braço.
- Em dezembro de 2022, aconteceu o primeiro evento que apresentou o dispositivo oficialmente.
- Desde então, o protótipo vem sendo aperfeiçoado e agora chega a sua sexta geração.
Assista abaixo o novo feito do CUE6:
Arremesso foi feito atrás da linha de fundo do outro lado da quadra
O robô foi projetado única e exclusivamente para arremessar bolas de basquete com extrema precisão. Para isso, ele analisa a trajetória usando várias câmeras e pode se autocalibrar para os próximo arremesso, diz a Toyota.
Dessa forma, foi possível atingir o novo recorde mundial. O CUE6 conseguiu acertar um arremesso de cerca de 24,54 metros de distância, o mais longo já convertido. Isso quer dizer que a bola foi lançada atrás da linha de fundo do outro lado da quadra.
De acordo com a equipe da Toyota, o objetivo é continuar melhorando o robô e conquistando novas marcas históricas. É possível, por exemplo, aprimorar suas habilidades de programação, reconhecimento de imagens, inteligências artificiais, fabricação de carrocerias e outras tecnologias, que mais tarde podem ser utilizadas na fabricação de carros da marca.