Um pitbull que estava isolado há seis dias no telhado de uma casa no Rio Grande do Sul, devido às enchentes causadas pelas chuvas, foi resgatado nesta sexta-feira, 10. O vídeo do salvamento, feito pelo protetor de animais Márcio Lacerda, viralizou e já acumula mais de 5 milhões de visualizações nas redes sociais.
No vídeo, é possível ver Márcio Lacerda se aproximar do pitbull, que latia sem parar, cercado pelas águas das enchentes. Depois de uma travessia arriscada por telhados submersos, o animal consegue chegar ao resgate.
O pitbull é abraçado pelo protetor Márcio Lacerda e levado para o barco de resgate. Imediatamente o animal é alimentado com um pote de ração. Durante o momento de cuidado, o profissional comenta: “Olha a fome, imagina. Seis dias ele sobreviveu”.
“É muito difícil o trabalho aqui, gente”, declarou Lacerda durante o resgate do animal. “Mas vale a pena, mais uma vida salva.”
Vídeo: pitbull é resgatado depois de 6 dias ilhado no RS pic.twitter.com/JVqw6mAsLg
— Manuel Menezes (@MenezesVirtual) May 11, 2024
Resgate de pitbull no RS mostra desafios
Lacerda também fala sobre as os desafios dos resgates na publicação do pitbull no RS. Chegou a dizer que muitas vezes as próprias vidas dos profissionais são colocadas em risco.
“As dificuldades e desafios para resgatar os animais são enormes”, declarou. “Colocamos a nossa própria vida em risco. Mas vale a pena salvar estes anjos. Gratidão a todos que estão nos ajudando.”
A publicação gerou muitas reações emocionadas dos seguidores. Pallane Bispo, uma das usuárias, comentou sobre a habilidade dos cães em reconhecer quem os salva, enquanto outro seguidor celebrou a vida do pitbull ter sido salva a tempo.
Até o início da tarde deste sábado, 11, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul tinha contabilizado 10.348 animais resgatados pelos profissionais e por voluntários que estão no Estado.