Uma gravação mostra o momento em que o soldado Samuel Wesley Cosmo, das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), foi assassinado durante um patrulhamento em Santos (SP). As imagens são da câmera acoplada na farda do policial, que levou um tiro no olho direito. A cena ocorreu na sexta-feira 2.
Cosmo foi levado ao Hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. Oeste teve acesso às imagens que mostram o PM caminhando em uma favela na Baixada Santista, junto a dois agentes da Rota.
As imagens mostram Cosmo avançando por uma viela, quando surge um criminoso, vestido de azul. O bandido atira contra o rosto do policial e corre.
Vídeo: câmera corporal mostra momento em que PM da Rota é assassinado no litoral de SP pic.twitter.com/oXAm6aPn2O
— MenezesVirtual (@menezesvirtualx) February 4, 2024
A Operação Escudo, da Rota
Na ocorrência, a polícia apreendeu um celular, um carregador de pistola e um estojo de munição 9mm.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a corporação iniciou novamente a Operação Escudo. A ação ocorre no litoral paulista e tem a finalidade de prender os criminosos envolvidos no assassinato, investigado pela Delegacia de Homicídio de Santos.
O Secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, publicou em seu perfil no Twitter/X que estava em Santos na sexta-feira, a fim de dar apoio à operação.
“Daremos todo o apoio à família e não pouparemos esforços para que esse crime não fique impune”, afirmou Derrite.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também prestou solidariedade à família e prometeu atitudes contra o crime. “Identificaremos e prenderemos os responsáveis por atacar nossa polícia”, disse o governador. “Minha solidariedade a todos os familiares e amigos de Samuel.”
Corpo de soldado da Rota é enterrado em São Paulo; Bolsonaro vai ao sepultamento
O corpo do soldado da Rota foi sepultado no sábado 3, em São Paulo. O enterro ocorreu no Mausoléu da PM, no Cemitério do Araçá, zona leste da capital paulista.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu ao sepultamento, na companhia do ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten. Também estiveram presentes o subsecretário de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, e o delegado-geral Arthur Dian. Nenhum deles se manifestou.
*Com informações revista oeste