O vice-líder do Partido Liberal (PL) no Senado Federal, Jorge Seiff (PL-SC), destacou a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), no Congresso Nacional, neste sábado, 1°, durante a sessão que define o presidente da Casa Legislativa para o biênio de 2025-2027. O parlamentar por Santa Catarina apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e terá influência sobre as articulações da Direita nas eleições de 2026.
“Senhor presidente [Rodrigo Pacheco], só para registrar a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima”, disse Seiff. Em seguida, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidia a sessão no momento do registro, deu as boas vindas ao chefe do Executivo amazonense. “Registrada. Seja muito bem-vindo, o governador do Amazonas, Wilson Lima”, respondeu Pacheco.
Wilson Lima está em Brasília para acompanhar a eleição que define os novos presidentes do Senado e Câmara Federal. O governador pode ser candidato ao Senado Federal em 2026, após governar o Amazonas por dois mandatos (2019-2026). De acordo com Lima, ele foi à capital federal para garantir o diálogo com a nova cúpula das Casas Legislativas que assume os postos após as eleições deste sábado.
Diálogo
Em entrevista à CNN, o governador do Amazonas afirmou que a definição da nova cúpula do Poder Legislativo é um momento de grande importância para a república e destacou que o diálogo visa garantir que o ponto de vista dos Estados seja levado em consideração na tomada de decisões.
“Esse diálogo com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal é importante para que a gente possa dar sugestões e colocar o ponto de vista dos Estados em algumas decisões que são relevantes para nós, como a Reforma Tributária”, pontuou Lima. Ele mencionou a Zona Franca de Manaus e as ações relacionadas à COP30 como um desses pontos a serem abordados.
“O Estado do Amazonas, como todos sabem, tem a Zona Franca de Manaus, e há uma luta muito grande dos governadores da Região Norte e também das bancadas para preservar esse modelo. A ZFM representa 70% da nossa atividade econômica. O faturamento do ano passado foi algo em torno de R$ 200 bilhões. Então, é importante esse dialogo para as ações relacionadas à COP30 [que será sediada no Pará]”, destacou o governador do AM.
Lima afirmou que não conseguirá acompanhar a eleição que vai definir a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, por causa de compromissos no Estado. O governador disse que encontrou com o candidato Hugo Mota (Republicanos-PB) em uma reunião com políticos do União Brasil nessa sexta-feira, 31.
fonte: Revista Cenarium