Menu

Verstappen encara chuva e é pole no Canadá; Alonso quebra jejum de 10 anos, em 2º

Compartilhe

Bicampeão retorna à primeira fila do grid de largada depois de dez anos, com Sainz completando top 3; Hamilton ameaçou posição de veterano da Alpine, mas ficou com o quarto lugar

Max Verstappen confirmou o favoritismo da RBR no GP do Canadá e, debaixo de chuva, encarou condições adversas para conquistar neste sábado a pole position da etapa. Ele anotou 1m21s299 nos pneus intermediários, e estará acompanhado na ponta por Fernando Alonso; após dez anos, o espanhol volta a largar da primeira fila, posto que não ocupava desde sua pole no GP da Alemanha de 2012. Carlos Sainz parte em terceiro ao lado de Lewis Hamilton, que superou na bandeirada.

As condições úmidas que atrapalharam o terceiro treino livre se mantiveram até o fim do Q2. A classificação foi paralisada pelas batidas de Alexander Albon e Sergio Pérez ainda no começo do segmento intermediário; sem o colega, Verstappen largará desprotegido na prova deste domingo.

O holandês sobrou nos treinos livres da sexta-feira e conquistou sua 15ª pole da carreira e a segunda do ano, desde o GP da Emilia-Romagna – também sob condições úmidas.

Hamilton, logo atrás dele, conseguiu superar o colega George Russell, que parte em oitavo. É a melhor posição inicial do heptacampeão em 2022, desde o quinto lugar no grid da Austrália. A dupla da Mercedes veio com mais força no Q2 com aparições provisórias no segundo posto, embora a diferença para Verstappen, líder dos três segmentos, tenha permanecido grande.

Alonso, mais rápido do TL3, puxou a Alpine em um dia positivo sob pista molhada. Ele e Esteban Ocon, colega da equipe francesa e que larga em sétimo, andaram na frente no Q1 – com o bicampeão avançando nos segmentos seguintes.

Lando Norris sofreu com um problema de motor no fim do Q2 e ficou para trás. O segmento ainda foi marcado pelo bom desempenho de Guanyu Zhou; o novato da Alfa Romeo foi o único piloto da equipe a avançar para o Q3, pela primeira vez em sua carreira. Até então, sua melhor posição de largada fora um 12º no GP da Arábia Saudita.

Resultado e grid de largada

Resultado da classificação do GP do Canadá da F1 — Foto: F1

Resultado da classificação do GP do Canadá da F1 — Foto: F1

* Yuki Tsunoda larga em 19º por substituir sua unidade de potência além do limite pré-estabelecido por temporada;
** Charles Leclerc larga em 20º por fazer a quarta troca de motor na temporada.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Com mais água na pista, todos os pilotos optaram pelos pneus de chuva. Russell foi o primeiro a registrar uma volta rápida com 1m36s688, superando Verstappen, mas teve seu tempo batido pelo rival. A dupla se revezou na disputa até Sainz surgir na briga – intercalados pelas rápidas aparições de Magnussen, que foi de 20º a primeiro, Bottas e Alonso.

Hamilton sofreu com a falta de visibilidade e não saiu da parte de trás do grid, apesar de ocupar provisoriamente o segundo posto – mas a 0s7 de Russell. Nos últimos minutos, Tsunoda recolheu o carro, já confirmado em 19º na largada; Verstappen fez a melhor volta do Q1, à frente de Sainz.

Q1 — Foto: F1

Q1 — Foto: F1

O espanhol da Ferrari escapou na curva 1 acionando uma bandeira amarela momentânea. Pierre Gasly faz uma volta insuficiente e permaneceu na zona de eliminação ao passo em que Ricciardo escapava na bandeirada, indo para oitavo. Vettel, Stroll e Latifi também não conseguiram melhorar.

ELIMINADOS

16º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
17º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
18º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
19º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
20º YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

O segmento intermediário teve Alonso fazendo o tempo mais rápido (1m30s910) nos minutos iniciais pouco antes de dois incidentes consecutivos: Alexander Albon tocou na barreira ao passar reto na curva 6. Depois, Sergio Pérez bateu pra valer, de frente, após escapar na curva 3. A bandeira amarela foi substituída pela vermelha, que paralisou a sessão.

Na retomada, os 15 em pista adotaram os pneus intermediários. Depois que Hamilton e Russell passearam pelas primeiras posições, Verstappen estabeleceu a melhor volta provisória (1m27s764). Sainz surgiu para fazer frente ao holandês, que retomou a ponta no giro seguinte e foi reduzindo seu tempo em 2s, diante da proximidade de Russell.

O britânico e Alonso saíram na frente do atual campeão já na bandeirada, sucedidos por Sainz. No entanto, o holandês da RBR retomou a liderança com 1m23s746. Hamilton, que vinha em 11º, salvou-se em quinto lugar; já Guanyu Zhou viu o colega Valtteri Bottas ficar para trás, e chegou ao Q3 pela primeira vez na carreira. Sua melhor posição de largada havia sido um 12º na Arábia Saudita.

GP do Canadá fórmula 1 — Foto: Reprodução

GP do Canadá fórmula 1 — Foto: Reprodução

ELIMINADOS

11º VALTTERI BOTTAS (ALFA ROMEO)
12º ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
13º SERGIO PÉREZ (RBR)
14º LANDO NORRIS (MCLAREN)
15º CHARLES LECLERC (FERRARI)

Q3 – 12 minutos e disputa pela pole

Verstappen já faz o melhor tempo no começo do segmento, ainda com os pneus intermediários em pista, e com vantagem de 1s para os rivais.Mick Schumacher foi quem chegou mais perto do holandês, a 0s7 em segundo lugar, antecedendo Alonso e Sainz, que diminuíram para 0s2.

https://a723462fbbad657fe4a4d8e1ed41bfc7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Na metade final do Q3, Russell foi o primeiro a arriscar com pneus de pista seca, adotando os macios, mas a tentativa o mandou para fora da pista, na curva 2 – por sorte, sem grandes consequências. Enquanto isso, Verstappen reduziu seu próprio tempo, abrindo 1s2 para Hamilton. Sainz desbancou o heptacampeão na bandeirada, sendo posteriormente superado por Alonso.

Infos e horários do GP do Canadá da F1 — Foto: Infoesporte

Infos e horários do GP do Canadá da F1 — Foto: Infoesporte

*Com informações GE

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress SiteLock