Vereadores de Humaitá participam, nesta segunda-feira, 5, de uma reunião técnica promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que tratou sobre a interligação do município ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O encontro foi realizado em Porto Velho e teve como objetivo discutir detalhes do projeto do linhão de transmissão que ligará Humaitá à rede nacional de energia elétrica.
Entre os temas abordados estão o traçado da linha de transmissão, as premissas e critérios para as liberações fundiárias, os equipamentos e estruturas previstas para a nova subestação de Humaitá, além dos impactos ambientais e as ações de mitigação e compensação. A reunião também destaca os benefícios esperados para a qualidade do fornecimento de energia no município, especialmente em termos de sustentabilidade e segurança energética.
Representando o Legislativo municipal, estão presentes o presidente da Câmara, vereador Manuel Domingos; o vice-presidente Evanei Mendonça; e os vereadores Leoni Lemos, João Aragão, Jeder Siqueira, Dr. Ubiratã e Cristóvão de Uruapiara.
“Essa reunião é de suma importância. Estamos dando mais um passo rumo ao tão sonhado linhão, uma implantação que trará qualidade e estabilidade ao fornecimento de energia em Humaitá”,
O projeto de interligação é aguardado com grande expectativa pela população local, que há anos convive com oscilações e limitações no fornecimento de energia elétrica. Com a futura integração ao SIN, a expectativa é de desenvolvimento econômico, mais investimentos e melhoria na qualidade de vida dos moradores da região.
Na próxima quinta-feira, 8, a audiência pública acontece em Humaitá, na quadra da Escola Patronato Maria Auxiliadora a partir das 18hs. A audiência é aberta a comunidade. Cristovo de Uruapiara indica a possibilidade de ampliação da rede, levando energia de qualidade para o interior.
*Com informações noticiasdaamazonia