O vereador Eúde Lucas (PDT), presidente da Câmara Municipal de Jucás (CE), vai ser investigado pela Polícia Civil por conta de uma declaração onde sugeriu que autismo se cura “na chibata”.
“Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina”,
O discurso foi feito nessa quarta-feira (20), na tribuna da Câmara de Vereadores da cidade e pode ser classificado como crime de discriminação contra pessoa com deficiência.
No início do discurso, Eúde ainda debochou da declaração da atriz Letícia Sabatella, que revelou no último domingo (17) em entrevista do Fantástico que descobriu ter o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Eúde nega que tenha cometido crime e afirma que sua fala foi “mal interpretada”. O vereador afirma que estava apenas se referindo ao passado dele mesmo, que foi reprimido pelo pai ao ter diagnóstico suspeito.
A OAB, por sua vez, não acredita na versão e garante que vai solicitar medidas para que o vereador seja enquadrado na Lei Brasileira de Inclusão de 2015, previsto no artigo 88 da lei 15.146/15.
O caso repercutiu amplamente na imprensa nacional e revoltou, sobretudo, autistas e pais de crianças com TEA.
VEJA O VÍDEO:
Em uma nota subsequente, o vereador declarou que sua intenção não era ofender ninguém, mas sim fazer referência a seu próprio passado. Ele admitiu ter se expressado de maneira inadequada e lamentou a repercussão negativa do incidente. Site Metrópoles – Leia mais em: https://cm7brasil.com/noticias/politica/absurdo-vereador-sugere-que-autismo-se-cure-na-peia-e-na-chibata-veja-video/