O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) fez um forte discurso na tribuna da Câmara na tarde desta quinta-feira (27). Na ocasião, o parlamentar criticou duramente o presidente Lula (PT), o Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Alexandre de Moraes. Ele declarou que o petista e o magistrado são “covardes” e que a Suprema Corte é uma “organização mafiosa”.
– Lula e Alexandre Moraes são covardes. Aliás, digo mais: o que estão fazendo no STF hoje é coisa de mafioso. E não é só o Alexandre de Moraes. A máfia depende de uma organização, e a organização que hoje está no STF é mafiosa, inclusive colocando a faca no pescoço de várias outras pessoas: Kassab, Deltan, Salles… puxando os processos de volta para o STF para, segundo a própria imprensa, chantagear a classe política – disparou.
A declaração de Marcel van Hattem faz referência a uma matéria publicada na coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, nesta quinta, expondo que Alexandre de Moraes mandou que investigação contra Gilberto Kassab volte da 1ª instância para o STF, a fim de pressionar o cacique do PSD a não aderir à pauta da anistia para os presos do 8 de janeiro.
De acordo com a publicação, “Moraes ordenou que uma investigação contra Kassab por corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro oriunda da Lava Jato retornasse para o STF a fim de ser relatada novamente pelo ministro”, uma manobra para ter Kassab em suas mãos.
A imprensa noticiou recentemente que o presidente do PSD se reuniu em fevereiro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para acertar o apoio de sua sigla à anistia. A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo.