As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, vão ofertar atendimento à população feminina das zonas Leste e Oeste em novos locais, a partir da segunda-feira, (25). Já a estrutura itinerante que atende a zona Norte seguirá na atual localização, na rua Xavante, 452, bairro Colônia Terra Nova, até o dia (29).
A unidade móvel da zona Leste segue ofertando serviços de prevenção e promoção da saúde às moradoras do bairro Grande Vitória e entorno, porém situada na rua Vitória-Régia, a partir da segunda-feira. Até esta sexta, (22), o atendimento na localidade acontece na rua Alenquer, na comunidade das Pedras, no mesmo bairro.
Na zona Oeste, o atendimento do serviço móvel voltado à saúde da população feminina vai ocorrer, a partir do dia (25), na escola municipal Antonia Medeiros da Silva, situada na rua Airton Senna, na comunidade União da Vitória, bairro Tarumã. A estrutura itinerante atende, até esta sexta-feira, usuárias do bairro Nova Esperança, na praça Doutor Abelardo Rodolfo Lemos Pampolha, na rua Canudos, s/nº.
As unidades móveis ofertam atendimento exclusivo para o público feminino, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Entre os serviços ofertados, estão consultas médicas e de enfermagem, coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, mamografia, ultrassonografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.
Saúde feminina
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher iniciaram os atendimentos às moradoras da zona Norte no dia 25 de julho, e das zonas Leste e Oeste, em 26 do mesmo mês. As estruturas itinerantes têm como objetivo facilitar o acesso dessa população aos serviços da Atenção Primária à Saúde e ampliar a cobertura da atenção básica, em especial nas áreas de maior demanda e vazios assistenciais.
Um destaque do serviço móvel é o reforço da prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero, que têm grande chance de cura quando detectados em fase inicial, além do acompanhamento pré-natal das mulheres nas áreas de abrangência das unidades.