O senador pelo Amazonas Eduardo Braga (MDB-AM) sinalizou por meio de suas redes sociais que não disputará a eleição para a Prefeitura de Manaus em outubro deste ano ao manifestar apoio a David Almeida (Avante) pela reeleição ao cargo, segundo o Amazonas Atual. O senador até divulgou um lema: “Eduardo Braga e David Almeida: uma parceria de sucesso”.
Braga publicou a mensagem na segunda-feira (1º) e disse que David Almeida pode contar com ele para melhorias em Manaus em 2024. A publicação ocorreu após evento em que o senador reuniu prefeitos do interior do Amazonas para anunciar investimentos federais em moradias.
David Almeida retribuiu com afagos ao senador. Atribuiu a Braga mérito por intermediar convênios do programa Minha, Casa Minha Vida para Manaus. David disse que foram negociados 4.400 imóveis pelo programa com investimento de R$ 800 milhões do governo federal. Para o prefeito de Manaus, isso não seria possível sem Braga.
“Dificilmente os prefeitos que estão aqui presentes administrariam seus municípios sem a ajuda do senador Eduardo Braga. Eu duvido que algum deles abriria mão da importância do senador do porte, do prestígio, da capacidade e da competência que o senador Eduardo Braga tem”, disse David Almeida.
Braga reuniu prefeitos do interior na noite do dia 28 de dezembro, em Manaus, em um jantar de confraternização. David Almeida sentou ao lado direito do senador.
O “namoro” político entre o prefeito e o senador começou em junho de 2023, quando ambos apareceram juntos em público na entrega de uma creche no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. A creche homenageou a mãe do senador, Dorothéa de Souza Braga.
Desde então, David e Braga aparecem juntos em solenidades públicas com mais frequência. Em novembro, ambos participaram do lançamento do programa “Morar Mais”, que terá recursos a partir de emenda parlamentar do senador.
No evento, David declarou que a relação política é estável para que “não possamos nos afastar mais na amizade, na questão política, e também na parceria pra ajudar o povo”.