Um novo recurso de segurança foi anunciado pela Uber nesta semana. Segundo a empresa, os motoristas parceiros agora poderão utilizar o U-Código, uma senha que será pedida aos usuários antes de começar a viagem.
A novidade está sendo disponibilizada de forma gradativa a todos os motoristas da plataforma. Anteriormente, ela estava sendo testada por parceiros em algumas cidades brasileiras.
Uso do recurso de segurança não é obrigatório
- A Uber explica que a senha é um PIN gerado e exibido no próprio aplicativo do usuário.
- Não necessariamente este código vai ser pedido em todas as viagens.
- Isso porque os motoristas podem escolher usar ou não a ferramenta de segurança.
- Os motoristas podem ativar ou desativar o recurso para as viagens, indo em “Central de Segurança” no aplicativo e, depois, em “Verificação de U-Código”.
Ideia é dar mais segurança aos motoristas e passageiros
A iniciativa de usar o recurso de segurança também pode partir do próprio usuário. Para ativar a ferramenta, o passageiro deve ir em “Conta”, “Configurações”, “Confira a sua Viagem” e, por último, clicar em “Use o código para confirmar as viagens”.
Nestes casos, o motorista só conseguirá iniciar a corrida depois que o usuário informar o código para ele. É possível, inclusive, configurar o uso do U-Código apenas durante o período noturno, das 21h às 6h.
Segundo a Uber, a senha confirma tanto para o passageiro quanto para o condutor que ambos estão na viagem correta, evitando confusões. A iniciativa visa proporcionar mais tranquilidade, especialmente em viagens consideradas de maior risco. Além disso, complementa outras informações de segurança, como nome, foto, placa e modelo do veículo.