Menu

Trump fala sobre relação com o Brasil e perdoa 1,5 mil manifestantes do Capitólio, veja vídeo

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Em seu primeiro dia de mandato, presidente norte-americano adota diversas medidas previstas durante a campanha

No primeiro dia de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump respondeu a inúmeras perguntas. Uma delas foi sobre a futura relação dos EUA com o Brasil e com a América Latina. O republicano foi direto: “Eles precisam de nós muito mais do que nós precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam de nós”.

Trump fez a declaração depois de ser questionado por uma repórter da TV Globo. A jornalista queria saber se o presidente norte-americano falaria com o presidente brasileiro, Lula da Silva, e como ficaria o relacionamento com a América Latina e principalmente com o Brasil.

Trump anistia 1,5 mil manifestantes

Além de falar com a imprensa, Trump passou a cumprir na prática algumas promessas de campanha. Nesta segunda-feira, 20, ele determinou o perdão da pena a 1,5 mil pessoas que se envolveram em uma manifestação no Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

O decreto faz parte de uma série de mais de cem determinações que o novo presidente deve assinar nesses primeiros dias na Casa Branca. Além do perdão, a ordem, da mesma forma, orienta o procurador-geral dos EUA a rejeitar todos os casos pendentes, o que cobriria cerca de 300 processos ainda em análise no tribunal.

Entre outras medidas, o republicano assinou primeiramente a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Ainda no plano internacional, Trump voltou a afirmar que pretende assumir, sobretudo, o controle do Canal do Panamá e criticou abertamente a gestão anterior, comandada pelo democrata Joe Biden.

plugins premium WordPress