Manaus/AM – Três empresas venceram o leilão de concessão para manejo sustentável da Floresta Nacional do Jatuarana, localizada no município de Apuí, no sul do Amazonas. A licitação da primeira concessão de floresta da região Norte foi realizada nesta quarta-feira (21), na sede da B3, em São Paulo.
O projeto da Flona do Jatuarana contempla a concessão de quatro Unidades de Manejo Florestal (UMFs), em uma área de 453 mil hectares (80% da área da floresta), por 37 anos. E tem potencial de arrecadação de até R$ 32,6 milhões por ano. Criada em 2002, a Flona do Jatuarana possui área total de 570.186,82 hectares.
Com o leilão na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, o Governo Federal amplia o uso de instrumentos econômicos para proteger a floresta. O modelo, na avaliação doMMA, alia conservação ambiental, desenvolvimento regional e geração de empregos com contratos firmados para concessão na Amazônia.
O edital estabeleceu valor mínimo e máximo para o preço da madeira em tora por metro cúbico para cada UMF em leilão. E uma proposta de outorga fixa, caso a empresa interessada apresente valor máximo superior ao definido no edital.
Com os resultados deste leilão, haverá um aumento de 35% na área total sob concessão florestal federal. Atualmente, o Brasil possui cerca de 1,3 milhão de hectares de florestas públicas federais sob concessão florestal, distribuídos em 23 Unidades de Manejo Florestal localizadas em nove Flonas nos estados de Rondônia, Pará, Amapá, Amazonas e Paraná. A meta é alcançar 5 milhões de hectares concedidos até 2027, conforme previsto no Plano Plurianual (PPA).