O muro de uma residência localizada na rua Gurupi, bairro Redenção, Zona Centro-Oeste de Manaus, teve a pintura do ex-presidente Lula (PT), que concorre à presidência da República, retirada por ordem do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A fiscalização foi feita após uma denúncia realizada por meio do aplicativo Pardal.
A residência é conhecida na localidade por conta da imagem que há anos estampa a fachada. Mesmo assim, segundo o supervisor da propaganda eleitoral do TRE-AM, Ruy Melo, a pintura de muro é vedada pela legislação eleitoral e a metragem das propagandas não poderia ultrapassar meio metro quadrado.
“[Na casa] estava uma senhora e ela disse que essa pintura já trouxe muitas dores de cabeça pra ela, porque o pessoal passa, xinga, picha, mas a questão é que a propaganda pode até estar há muito tempo por lá, mas ela está dentro do contexto político”, explicou Ruy.
Na semana que antecede o pleito, o TRE-AM intensificou as ações de combate a propaganda irregular. Na segunda-feira, uma carreta, de placa QZC-0J64, adesivada com propaganda do presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, teve o envelopamento removido.
Apesar do veículo ser de propriedade de uma empresa particular, segundo o TRE-AM, depende de permissão ou concessão do poder público para trafegar por ter “placa vermelha”