A plataforma chinesa TikTok anunciou que todos os usuários com menos de 18 anos terão limite de tempo diário de uma hora para uso do aplicativo. É uma decisão inédita realizada por uma empresa de mídia social para impedir que as crianças e adolescentes fiquem muito tempo on-line. A novidade será oficializada nas próximas semanas.
Os usuários poderão desativar essa configuração padrão. Caso o adolescente decida desativar esse novo limite padrão e passar mais de 100 minutos por dia na rede social, ele será convidado a definir um limite diário de tempo de tela.
A mudança ocorre depois que o TikTok e outras plataformas de mídia social começaram a ser pressionadas para conter os impactos nos usuários mais jovens, incluindo seu potencial de levar os adolescentes a cometerem diversos atos prejudiciais.
“Embora não haja uma posição endossada coletivamente sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla, reconhecemos que os adolescentes geralmente precisam de suporte extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”, disse Cormac Keenan, chefe de confiança e segurança do TikTok.
Keenan também disse que algumas atualizações serão feitas no recurso Family Pairing do aplicativo, que permite os responsáveis vincule sua conta TikTok à de seu filho adolescente e defina controles.
Os pais poderão filtrar o conteúdo que não desejam que apareça no feed das crianças, definir um limite de tempo de tela diário personalizado e personalizar as notificações do TikTok.