Menu

‘Terceiro Dia de Sufoco’: fumaça em Manaus continua forte nesta sexta-feira (13)

Compartilhe

‘Terceiro Dia de Sufoco’

Manaus, a capital do Amazonas, continua a enfrentar um cenário alarmante quando se trata da qualidade do ar. Nesta sexta-feira (13), a qualidade do ar em Manaus continua extremamente ruim. Diversos bairros na cidade estão com visibilidade prejudicada.

Pior Dia

Na última quarta-feira, 11 de outubro, a cidade amazônica experimentou um dos piores episódios de poluição atmosférica registrados em todo o mundo, com níveis de poluentes atingindo patamares preocupantes às 12h50, horário local.

De acordo com os dados fornecidos pela plataforma World Air Quality Index, Manaus registrou uma concentração de 387 microgramas de poluentes por metro cúbico naquele momento. Esses números são um alerta vermelho para a saúde dos moradores da região e agravam ainda mais a crise ambiental que a cidade enfrenta. Para efeito de comparação, a cidade de São Paulo registrou 122 microgramas de poluentes por metro cúbico no mesmo horário, o que evidencia a dimensão da crise na capital amazonense.

A situação em Manaus não se normalizou no dia seguinte, quinta-feira, 12 de outubro. Mesmo com uma chuva rápida que deu uma trégua, a qualidade do ar permaneceu ruim. Às 14h10, os níveis de poluentes ainda marcavam 287 microgramas por metro cúbico, conforme registrado pelos especialistas. Isso deixa claro que o problema não é isolado e requer ações imediatas e sustentáveis para mitigar a crise

Guarda Nacional

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quinta-feira (12/10), que, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador de Amazonas, Wilson Lima (União), enviará reforços da Força Nacional para ajudar no combate às queimadas que criaram uma nuvem de fumaça em Manaus e Região Metropolitana.

“Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, escreveu o ministro nas redes sociais.

Lula se reuniu hoje, por videoconferência, com ministros para tratar dos eventos climáticos extremos que estão castigando Santa Catarina, com fortes chuvas, e o Amazonas, com uma das piores secas da história do estado, agravadas por queimadas irregulares causadas por agropecuaristas, especialmente nos municípios de Careiro e Autazes, que ficam na região da BR-319. A revitalização da área é cobrada por políticos locais e gera debate entre ambientalistas e pecuaristas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress