Os versos do hino não deixam dúvidas: ‘Cruzeiro, Cruzeiro, querido/Tão combatido, jamais vencido’. O torcedor pode finalmente respirar aliviado depois daquele fatídico 4 de dezembro de 2019. O Cruzeiro está de volta à Série A do Brasileirão. Na última quarta-feira (21), no Mineirão, a Raposa venceu o Vasco e chegou aos 68 pontos, o que torna impossível que o 5º colocado os alcance até o fim da competição.
De volta à Série A, a Raposa bateu recordes também. O Cruzeiro é o mais rápido da história a garantir o acesso, com oito rodadas de antecedência.
Se continuar assim, o Cabuloso ainda pode bater mais recordes. O campeão mais rápido da história da Série B foi o Corinthians, na 34ª rodada. O Cruzeiro ainda tem três rodadas para bater ou igualar esse número.
Até o começo de setembro, o Cruzeiro tinha 100% de aproveitamento em Belo Horizonte; porém, o empate em 1 a 1 contra o Criciúma mudou a estatística. Nesse dia, os cruzeirenses não mediram esforços e compareceram em peso ao Mineirão. Foram 58 mil pessoas, o recorde de público do time na temporada e o segundo maior do campeonato.
Como não poderia deixar de ser, no jogo do acesso, a torcida também lotou o Mineirão, com direito a mais um mosaico. Foram 59.204 torcedores.
Paulo Pezzolano chegou ao Cruzeiro no início do ano e pôs fim a uma série de trocas de técnico. O uruguaio, de 39 anos, arrumou a equipe e conseguiu o almejado acesso à Série A.
Apesar dos últimos três anos de rebaixamento, o Cruzeiro tem tradição em competições nacionais. Ao todo, são dez títulos, sendo seis Copas do Brasil e quatro Campeonatos Brasileiros. Se for coroado campeão, a Raposa levará mais um título de nível nacional para a Toca.
Ainda em abril, a perspectiva do ano para o cruzeirense mudou. Aparecendo quase como um ‘elemento-surpresa’, Ronaldo Fenômeno assinou o acordo e oficializou a compra da SAF do Cruzeiro. O ídolo do futebol brasileiro adquiriu 90% das ações do clube. O contrato prevê investimento de R$ 400 milhões em até cinco anos, dos quais R$ 50 milhões são investidos de imediato