Menu

Sul do Amazonas recebe ação inédita para recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Compartilhe

A atividade acontecerá de 13 de outubro a 4 de novembro, em Lábrea, Humaitá, e distritos de Realidade e Santo Antônio do Matupi

Uma ação inédita de coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos será realizada, entre os dias 13 de outubro e 4 de novembro, nos municípios de Lábrea, Humaitá e distritos de Realidade e Santo Antônio do Matupi, no Sul do Amazonas.

A programação, organizada pela Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram), conta com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e tem o objetivo de auxiliar os produtores distantes das unidades fixas de recebimento a realizarem a entrega obrigatória, conforme prevê a legislação.

Na tarde de segunda-feira (3) o presidente da Aram, Augusto Salla, se reuniu com o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, para solicitar o apoio da Agência de Defesa no acompanhamento das entregas de embalagens, ao longo da programação.

“Nós temos uma agenda para o recolhimento no entorno de Manaus e municípios próximos, e agora estamos estendendo para o Sul do Amazonas. Isso porque o agronegócio tem crescido muito lá. Este é o primeiro ano que fazemos esta coleta no Sul do Estado e resolvemos pedir o apoio da Adaf, que é o órgão responsável por fiscalizar e garantir a comercialização e o uso correto de agrotóxicos no âmbito estadual”, destacou.

Augusto afirma ainda, que devido à dificuldade logística, a intenção é promover, durante a ação de coleta, o treinamento dos funcionários das revendedoras autorizadas para que sejam multiplicadores durante as próximas ações do tipo no Sul do Estado.

Alexandre Araújo destaca que a Adaf, por meio da Gerência de Agrotóxicos e Insumos Veterinários (Gaiv), compreende o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos como uma ação de extrema importância, inclusive para a saúde pública.

“Remover estes itens da natureza permite que menos pessoas corram risco de contaminação por estes produtos, uma vez que, até por desconhecimento, alguns produtores, infelizmente ainda utilizam estes recipientes para armazenar água, leite e alimentos”, enfatizou.

Programação

A primeira ação de coleta acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, no município de Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus). Os produtores com embalagens de defensivos agrícolas armazenadas, aptas à coleta podem comparecer à sede da Adaf, na rua Luiz Falcão, nº 2846, no centro da cidade.

Nos dias 20 e 21 de outubro será a vez do Distrito de Realidade, em Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus) receber a entrega de embalagens, ao lado da Agro Terra, na avenida Santos Dumont, nº 3168. Na sede de Humaitá, os produtores poderão devolver os recipientes, nos dias 27 e 28 de outubro, na sede da Adaf, na avenida Transamazônica, nº 1890, no bairro São Pedro.

Já os produtores do Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) serão beneficiados pelo recolhimento itinerante nos dias 3 e 4 de novembro, ao lado da Casa da Lavoura, no quilômetro 180 da rodovia federal BR-230 – Transamazônica, nº 305

Além da Adaf, a iniciativa conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), da Secretaria do meio Ambiente e Agricultura e dos produtores rurais locais. 

Lavagem

As embalagens de agrotóxicos são divididas em quatro tipos, cada um preparo diferente para a devolução: as flexíveis não demandam lavagem (saquinhos metalizados), devem ser armazenadas em sacos plásticos de resgate; as rígidas laváveis são recipientes plásticos ou metalizados, que armazenam produtos líquidos para serem diluídos em água e devem ser submetidas à tríplice lavagem ou lavagem sob pressão e perfuradas; as rígidas não laváveis são embalagens rígidas que armazenam produtos que não são diluíveis em água como, por exemplo, embalagens de produtos para tratamento de sementes, que não devem ser lavadas e nem perfuradas; e as secundárias, embalagens que não entram em contato direto com os produtos (caixas de papelão) e não são lavadas e nem perfuradas.

Prevenção

A fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos, assim como, o registro de revendas, prestadoras de serviços, postos ou centrais de recebimento de embalagens vazias estão entre as atribuições da Adaf, por meio da Gaiv.

O recolhimento das embalagens atende à Lei nº 7.802, de julho de 1989, que dispõe sobre o destino final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos e responsabiliza as empresas que produzem e comercializam defensivos agrícolas, seus componentes e afins, pela destinação dos recipientes vazios dos produtos, após a devolução pelos usuários, assim como, pelos dos produtos apreendidos em ações fiscalizatórias.

O objetivo é coibir o descarte irregular desses materiais, que pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana, e sujeita o infrator à pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa.

Em Manaus, o posto de recebimento fixo de embalagens fica localizado na sede da Aram, na Avenida Flamboyant, nº 585, bairro Distrito Industrial 2.

As entregas podem ser feitas de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14 às 17h. Já nos demais municípios, o recolhimento itinerante facilita o acesso dos produtores ao descarte correto desses materiais.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress