A oitava missão comercial tripulada da NASA e da SpaceX, a Crew-8, partiu da Flórida no domingo, dia 26 de fevereiro, após dois adiamentos devido a ventos fortes no local de lançamento.
A nave espacial Dragon Endeavour, impulsionada por um foguete Falcon 9, decolou do Centro Espacial Kennedy às 00:53 (horário de Brasília), levando a bordo os astronautas da NASA Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, e o cosmonauta russo Roscosmos Alexander Grebenkin.
Esta missão marca a continuação da parceria entre a NASA e a SpaceX para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional. Iniciada em 2020, essa parceria permitiu aos Estados Unidos retomar o envio de astronautas a partir de solo norte-americano, após o fim do programa de ônibus espaciais em 2011.
Estão nela os astronautas norte-americanos Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin.
“A bordo da estação, a tripulação realizará mais de 200 experimentos científicos e demonstrações de tecnologia para ajudar a alimentar esta nova era de exploração espacial e beneficiar a humanidade aqui na Terra”, explicou Bill Nelson, administrador da Nasa.
Veja o lançamento (acontece por volta das 4h18min no vídeo, que mostra toda a preparação dos astronautas):
Eles vão se juntar a outros astronautas na estação espacial: Jasmin Moghbeli, Loral O’Hara, Andreas Mogensen, Satoshi Furukawa, Konstantin Borisov e Oleg Kononenko.
O objetivo da Crew-8 é conduzir novas pesquisas científicas para exploração humana além da órbita baixa da Terra. Isso inclui estudo de organoides cerebrais para compreender distúrbios neurodegenerativos, mudanças nos fluidos corporais durante voos espaciais e efeitos da radiação ultravioleta e da microgravidade no crescimento das plantas.
Quem são os astronautas da missão entre Nasa e SpaceX
Matthew Dominick é o comandante da Crew-8 e guia primeiro voo espacial desde que foi selecionado em 2017. Na estação espacial, ele vai atuar como especialista em missões.
Michael Barratt, por sua vez, é o piloto e faz sua terceira visita à estação espacial. Antes, ele voou até lá em 2009 e 2011. No total, Barratt passou 212 dias no espaço.
Jeanette Epps é a especialista em missões da Crew-8 e faz seu primeiro voo espacial. Ela é responsável por monitorar a espaçonave durante as fases dinâmicas de lançamento e reentrada do voo. Está na Nasa desde 2009 e vai trabalhar como engenheira de voo na estação.
Por fim, o russo Alexander Grebenkin faz sua primeira missão no espaço e também terá a função de engenheiro na estação.