Crianças menores de 03 anos poderão fazer testes RT-PCR, exame padrão ouro para diagnóstico da Covid-19, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul, em Manaus. A unidade passa a ser a quinta a disponibilizar o exame para essa faixa etária.
Conforme a médica Vania Carvalho, que atua no SPA Zona Sul, a realização do exame RT-PCR em crianças e adolescentes é importante para quebra da cadeia de transmissão do vírus, mas em menores de três anos é necessário utilizar material específico para a coleta de amostras, por conta da anatomia ser menor, por isso a necessidade da capacitação feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Atualmente, as crianças menores que necessitam realizar o exame RT-PCR são encaminhadas para o Hospital Pronto-Socorro da Criança (HPSC) mais próximo do SPA. Os HPSC da Zona Oeste, Zona Sul e Zona Leste, além do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), realizam o exame em crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.
O SPA Zona Sul possui uma demanda rotineira de realização de exames em crianças, por isso a necessidade de descentralizar a oferta do teste e evitando o deslocamento de pais e dos menores para outra unidade.