Nesta sexta-feira (14/2), o Brasil recebeu uma visita real. A princesa Leonor, futura rainha do trono espanhol, atracou no porto de Salvador, na Bahia, como parte de sua jornada de treinamento militar a bordo do navio Juan Sebastián de Elcano.
A embarcação faz parte da frota da Marinha espanhola e tem como objetivo formar novos oficiais, proporcionando experiências internacionais aos cadetes que integram a 97ª missão do navio-escola. A viagem de 17 mil milhas náuticas está prevista para terminar apenas em junho.
Entenda
- Primogênita do rei Felipe VI e da rainha Letizia, a princesa Leonor tem 19 anos. Quando ascender ao comando da monarquia espanhola, ela será a chefe das Forças Armadas.
- O navio-escola Juan Sebastián de Elcan, do qual Leonor integra a frota, partiu do porto de Cádiz, na Espanha, no dia 11 de janeiro.
- Ao longo do treinamento em alto-mar, a princesa e seus companheiros de viagem farão inúmeras paradas. Além do Brasil, passarão pelo Uruguai, Chile, Peru, Panamá, Colômbia e República Dominicana.
- A última parada será Nova York (EUA), antes de Leonor e os aspirantes regressarem para a Espanha, finalizando a formação da Marinha.
- Detentora do título de princesa das Astúrias, Leonor passará pela mesma capacitação que o pai, o rei Felipe VI, e o avô paterno, o rei emérito Juan Carlos, tiveram antes de assumir o posto de majestade.
De acordo com a página oficial da Casa Real da Espanha, a parada em solo brasileiro corresponde à primeira escala na América do Cruzeiro de Treinamento XCVII. Para celebrar a chegada da comitiva que ficará no Brasil até quarta-feira (19/12), o grupo feminino de percussão soteropolitano Pracatum realizou uma verdadeira festa e convidou todos a bordo a conhecerem o ritmo da Baía de Todos-os-Santos.
Embora não haja muitos detalhes da programação da frota da Marinha Espanhola no Brasil, as fotos divulgadas nas redes sociais da família real espanhola revelaram o primeiro compromisso da princesa das Astúrias: um encontro com a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios.
Segundo o portal The Luxonomist, a agenda de compromissos da princesa e dos cadetes do navio-escola incluem “visitas culturais, recepções oficiais ou reuniões com a comunidade espanhola residente na região. Detalhes da programação não foram divulgados por razões de segurança”, segundo o site.
O artigo também destacou que Leonor é apenas “uma aspirante enquanto está a bordo”, sem nenhuma regalia. Assim como os colegas de treinamento, a princesa segue uma rotina disciplinada.